top of page

CONCEITOS DE IGREJAS

  • O que é uma Igreja?
  • Quem é o Senhor da Igreja?
  • Quem controla a Igreja?
  • Qual a missão da Igreja a ser implantada?
  • Qual a visão da Igreja a ser implantada?
  • Como estruturar a Igreja?
  • Capacitação da equipe eclesiástica
  • Como o governo entende a Igreja?
Logo IDE 2 vz.png
Topo

O QUE É UMA IGREJA?

"O qual nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele;" Efésios 1:4

O apóstolo Paulo faz uma série de esclarecimentos a respeito da igreja de Cristo no início da carta aos Efésios, relatando não apenas a sua grande finalidade para a eternidade, mas a sua finalidade hoje.


No texto acima, a primeira revelação de Deus não é sobre o que a igreja faz, mas sim sobre o que ela é. Istó é claro quando entendemos que o que fazemos sempre será determinado por aquilo que somos. Então os Filhos de Deus devem ser um exemplo completo para o mundo, porque temos o caráter santo de Cristo. 

"Em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça" (V. 4-6a).
 
Os cristãos são destinados e designados a viver para o louvor da glória de Deus. A primeira tarefa da igreja não é o bem-estar dos homens, mas viver para o louvor e a glória de Deus. 
O mundo pode ver a glória de Deus na face de Cristo, em seu caráter, em seu ser, e essa glória se acha em "nossos corações". A vocação da igreja é revelar ao mundo a glória do caráter de Deus, como se acha na face de Jesus Cristo. 

"E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés e, para ser .o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coIsas" (Efésios 1:22-23).

Esta declaração afirma que a plenitude de Jesus Cristo pode ser visto na igreja, que é o seu corpo. O segredo da igreja é que Cristo vive nela, e a mensagem da igreja para o mundo é declará-lo, é falar de Jesus Cristo. 

"Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).


Esta é uma grande revelação do mistério sagrado da igreja: ela é a morada de Deus. Ele "vive em Seu povo”. Esta é a grande vocação da igreja: fazer com que o mundo possa ver o Cristo invisível. 

Manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos ocultos em Deus, que criou todas as cousas, para que, pela igreja, "a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais" (Efésios 3:9-10).

Como apresenta o texto acima, esta é a tarefa da igreja: "tornar conhecida a multiforme sabedoria de Deus". 


Os textos apresentados são suficientes para deixar claro que “a vocação da igreja está em declarar pela palavra e demonstrar em atitude e ação o caráter de Jesus Cristo, que vive dentro de seu povo”. 

QUEM É O SENHOR DA IGREJA?

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" Efésios 5:25

Quando nos deparamos com a parábola das dez virgens, no evangelho de Matheus capítulo 25, somos levados á refletir sobre o infinito amor de Cristo sobre a Igreja expresso no livro de Cantares de Salomão. Vemos uma declaração de amor intenso e verdadeiro de um noivo apaixonado pela sua noiva a ponto de recebermos a declaração do Apóstolo Paulo em Efésios 5.25 que diz que Ele morreu por amor à ela.

Essa mensagem deve ser intensamente refletida nos levar ao entendimento incondicional de que o Senhor da Igreja é exclusivamente Jesus Cristo. Não podemos aceitar a ideia de que “o pastor é casado com a igreja” pois isso tornaria a ambos como adúlteros, pois a igreja tem seu comprometimento com o noivo, assim como o casamento do pastor com sua esposa deve ser exemplo de relacionamento conjugal para a Eclésia.

QUEM CONTROLA A IGREJA?

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." Atos 1:8

Embora muitos tenham o ímpeto de "administrar e fazer crescer” a igreja por suas próprias forças, ou seja, controlá-la, devemos observar em Atos 1.8 que a virtude ou o poder para tal vem do Espírito Santo e é no Seu poder que devemos agir. Precisamos buscar  princípios de Deus e entender que nossa tarefa não é controlar a igreja, mas liberar o potencial natural que Deus já colocou na igreja, sabendo qual é a missão da igreja, qual a visão que Deus deu para essa igreja especificamente e buscar os dons do Espírito Santo sobre as estratégias com os quais Deus a edificará.

QUAL A MISSÃO DA IGREJA A SER IMPLANTADA?

"E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15

Uma vez que temos a revelação pelo Espírito de Deus sobre a constituição da igreja, sobre o Senhorio de Cristo sobre Sua noiva e que nosso desejo de estabelecer uma igreja vem do controle pleno do Espírito Santo, nos voltamos para a Grande Comissão dada por Jesus Cristo para a realização da missão plena da igreja: o Ide. Espalhar o evangelho por todo o mundo de forma exponencial como descrito em Atos: primeiro em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra, ou seja, entre nossos familiares, amigos e inimigos, e até os desconhecidos distantes. Para esse fim fazemos movimentos evangelísticos que levam á abertura de igrejas em locais onde ela ainda não esteja implantada.

QUAL A VISÃO DA IGREJA A SER IMPLANTADA?

"Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus." Romanos 14:6

Uma pequena confusão que pode ser feita é entre a missão e a visão da igreja. Como vimos, a missão da igreja é o “ide” de Cristo, mas a visão consiste em saber quais são as estratégias necessárias para estabelecer uma igreja genuína, pura e imutável, em meio a um povo que tem seus usos, costumes, cultura e pensamentos definidos há anos de existência. Não vamos de forma alguma adulterar a Palavra de Deus, mas emprega-la de forma eficiente nessa nova jornada, pois as denominações com suas liturgias, departamentos e ministérios diferem entre si para que pessoas com personalidades diferentes tenham a chance de ouvir o testemunho de Cristo e se decidir por Ele. 

No texto do apóstolo Paulo aos Romanos acima descrito vemos que pode haver diferenciação em ritos ou costumes, mas de forma alguma nos princípios bíblicos estabelecidos por Deus. Na sequencia o apóstolo deixa claro que quem morreu pela igreja não fomos nós para que julguemos entre o certo e o errado nos usos e liturgias das igrejas genuinamente cristãs, mas devemos deixar o “cabeça” guiar cada denominação através das estratégias que Ele mesmo estabeleceu para cada uma delas, a visão de cada ministério.

COMO ESTRUTURAR A IGREJA?

"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também." 1 Coríntios 12:12

Como já vimos, o controle da igreja de Cristo está sob a autoridade do Espírito Santo, que distribui os dons à igreja como lhe apraz. Ora, os dons são exatamente oque precisamos para potencializar os talentos que o próprio Senhor já nos deu para que possamos ser igreja, fazer parte e empenhar nosso esforço para ajudar a visão ministerial a se cumprir no “ide” estabelecido pelo Senhor da igreja.

Uma vez que a igreja, nosso ministério, e nossas vidas estão colocadas constantemente em orações e adoração diante do Senhor, colocando em prática o primeiro sentido da igreja que é adorar ao Senhor, não devemos nos preocupar pois Ele mesmo nos mostrará e nos fará ter paz em relação a cada pessoa que Ele for agregando à igreja e direcionando, em nossos corações e nos corações de cada um, em santidade e testificando espírito com espírito pelo Espírito à respeito da estrutura que Ele estará montando para a Sua igreja. Obviamente ele capacitará o líder da igreja para a liderança espiritual eclesiástica que se fará necessário, dando as estratégias de ensino, crescimento e prática da própria equipe que Ele colocar nas mãos do líder.

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE ECLESIÁSTICA

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." João 17:17
    

Ressaltamos aqui que, embora não seja necessário que cada pessoa que venha a desempenhar uma função eclesiástica na igreja seja um teólogo formado, também é a responsabilidade de cada um conhecer e saber usar a Palavra de Deus para o fim que lhe está proposto. Quando o Senhor Jesus, na sua oração intercessória ao Pai pediu para que Ele nos santificasse na Palavra, não significa que o Senhor colocaria Sua Palavra na nossa mente de uma hora para outra, mas que nos desse a oportunidade de buscar e assimilar os ensinamentos que Ele nos deixou desde o início para que “não nos envergonhássemos em sermos obreiros que não manejam bem a Palavra da Verdade” 2 Tim 2.15. 
 
Não temos como desenvolver um trabalho fundamento na palavra de Deus se não a conhecermos, é contraditório. Somente a Bíblia Sagrada poderá ser usada pelo Espírito Santo para nos direcionar para uma implantação e desenvolvimento saudáveis para a igreja que está se estabelecendo. Organizar estudos gerais e também direcionados da Palavra de Deus é o “treinamento” básico que todo aquele que está envolvido com a obra de Deus precisa receber como instrução. Esses estudos se desenvolverão em estudos avançados, práticos e oque mais for necessário, pela ação do Espírito sobre a organização da igreja, com o fim de estabelecer uma igreja em santidade. Lembre-se: “Sedes santos, porque o Senhor seu Deus é santo”.

COMO O GOVERNO ENTENDE A IGREJA?

Artigo 44 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:
I - as associações;
II - as sociedades;
III - as fundações.
IV - as organizações religiosas; (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)
V - os partidos políticos. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)
VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada. (Incluído pela Lei nº 12.441, de 2011) (Vigência)
§ 1º São livres a criação, a organização, a estruturação interna e o funcionamento das organizações religiosas, sendo vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

Segundo o Código Civil Brasileiro, uma Organização Religiosa, ou simplismente uma igreja é uma organização pública, sem fins lucrativos, que pode vir a ser constituída da vontade única de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, sendo regida por um Estatuto de funcionamento, sem a interferência do Estado sobre sua gestão, oque não significa isenção de fiscalização, sendo vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. O código apresenta a liberdade religiosa agindo em conformidade com a Constituição Federal, pois as igrejas têm a total liberdade para a sua gerência e organização, através da visão, doutrina e princípios estabelecidos por sua própria liderança.

whatsapp-logo-icone.png

® ACADEMIA BÍBLICA BRASILEIRA ABBA Todos os direitos reservados © Copyright 2008

bottom of page